Como Judas Iscariotes, o homem que traiu Jesus, morreu?

Ao longo da história, o apóstolo Judas Iscariotes foi identificado como o homem que traiu Jesus, o filho de Deus. Mas por que ele fez isso e o que recebeu em troca?

Guardar

Nuevo

infobae

Entre os personagens bíblicos da Semana Santa destaca-se o de Judas Iscariotes, o apóstolo que traiu e entregou Jesus para ser torturado até a morte. De acordo com as páginas da Bíblia, esse homem fazia parte do círculo próximo do filho de Deus, mas não recebeu o título de santo. Seu nome está relacionado a definições negativas, como ganância, engano e falsidade. Sua representação como tal ganhou popularidade porque em muitos países latino-americanos eles queimam suas bonecas em certos feriados.

Sobre ele, sabe-se que ele foi um dos 12 apóstolos escolhidos para poder pregar no mundo. Esta foi uma peça-chave para as autoridades judaicas encontrarem o messias a ser morto e não deixar qualquer possibilidade em aberto para ele se tornar rei. E a família dele? As histórias não dão mais informações, exceto que ele era filho de Simon.

O que significa Iscariot? Sua origem vem de Kariot, uma vila ao sul da Judéia, onde esse personagem nasceu. De acordo com outras versões, está associado à tribo de Issacar ou ao termo grego 'sicarius' (assassino). A importância que teve no grupo de fiéis o levou a ser nomeado tesoureiro, título que ele não cumpriu moralmente, pois aproveitou para roubar o dinheiro que arrecadavam.

POR QUE JUDAS TRAIU JESUS?

Esse apóstolo apareceu diante dos principais sacerdotes com o único propósito de perguntar quanto dinheiro ele poderia ganhar se revelasse a eles a direção exata em que Jesus Cristo estava. De acordo com o que está especificado no Evangelho de Mateus, eles prometeram dar-lhe 30 moedas de prata. Conhecendo essas informações, ele buscou a oportunidade de entregá-las sem que seus companheiros as descobrissem, pois todos caminhavam juntos e só se separavam quando Jesus os instruía a realizar determinadas atividades.

O que aconteceu na última ceia? Este é um dos momentos mais importantes, pois marca o início da série de torturas a que o filho de Deus foi submetido. Todos os apóstolos se reuniram para ouvir as revelações do messias. É assim que ele anuncia que Judas iria traí-lo, mas ele não demonstrou nenhum tipo de ódio por ele porque sabia que isso fazia parte de sua missão nesta vida terrena.

Passagens que marcam a Semana Santa: o manto sagrado de Jesus: o mistério escondido na mortalha de Turim

Enquanto os eleitos estavam jantando, Iscariotes chegou na companhia de soldados ao lugar onde Cristo estava orando. Evitando as tochas, ele se aproxima e dá um beijo na bochecha dela. Com o tempo, esse ato se tornou o melhor exemplo de traição.

Judas Iscariotes geralmente é lembrado por apenas uma coisa: sua traição a Jesus. Créditos: Vídeo Tiktok.

COMO JUDAS MORREU?

Relatos antigos afirmam que ele não conseguia lidar com a culpa e tentou devolver as moedas que recebeu por dar a Jesus. É nesse ponto que duas versões do que aconteceu com ele são apresentadas:

O Evangelho de Mateus indica que quando ele soube que seu professor foi condenado à morte, o remorso não o deixou dormir, então ele tomou a decisão de devolver o que recebeu aos sacerdotes e chefes judeus, pois considerou que havia caído em pecado. Eles não se importaram com o que sentiam e ignoraram sua presença. Incapaz de reverter o que ele fez, ele saiu e se enforcou.

Por outro lado, o livro dos Atos dos Apóstolos nos diz do ponto de vista de Pedro. Ele menciona que com moedas ele comprou um campo, e na solidão, “ele se jogou de cabeça para baixo, seu corpo explodiu e suas entranhas foram espalhadas” (Atos 1:18) .A cena de seu suicídio era conhecida como Hakeldamah ou campo de sangue.

CONTINUE LENDO

Guardar

Nuevo